Marketing para salões de beleza – conheça e aumente as suas vendas!
Você tem um salão de beleza e deseja aumentar o seu alcance e, consequentemente, as suas vendas? Então, precisa conhecer o marketing para salões de beleza!
Você já deve ter escutado aquela frase que diz que o marketing é a alma de qualquer negócio, certo? Isso porque, cada vez mais, se percebe o poder de uma boa comunicação para o sucesso dos empreendimentos.
Se você tem um salão de beleza, essa realidade não é diferente. Principalmente por lidar com a imagem dos clientes, consolidar uma boa reputação é fundamental. Mas não fique com receio se você nem sabe como começar, pois, no post de hoje, traremos dicas de marketing para salões para começar a traçar sua estratégia e aumentar as suas vendas. Confira!
1. Para fazer marketing para salões de beleza, entenda qual é o seu diferencial
A primeira coisa que você precisa ter em mente é qual é o diferencial do seu negócio e a imagem que você quer passar para o seu público. Você precisa ter autenticidade e pensar naquilo que fará o seu salão receber mais destaque perante os demais estabelecimentos. Não basta ser mais um, você precisa ser especial – e é isso que deve ser evidenciado em suas ações de marketing!
2. Determine qual é o seu orçamento
Quando se trata de marketing para salões de beleza, há desde ações com custo zero (por exemplo, uma postagem em redes sociais) até outras que custam milhares de reais (como um comercial de TV em horário nobre).
Assim, antes de começar a investir em qualquer ação, comece determinando qual é o seu orçamento disponível. Essa informação ajudará a ter objetividade em seu plano de marketing e a fazer melhores negociações.
3. Utilize as redes sociais
Para o marketing para salões de beleza, utilizar as redes sociais é fundamental. Isso porque é lá que, provavelmente, estão os seus clientes!
Além disso, elas são inteligentes ferramentas de divulgação e comunicação sob baixo investimento.
No Brasil, a rede social mais utilizada é o Facebook – 8 em cada 10 brasileiros conectados na internet estão no Facebook. Criar uma página e fazer postagens regulares de seus serviços e promoções nessa rede pode render bons resultados.
O Instagram também tem sido bastante positivo para o segmento de beleza, em função de ser uma rede mais visual. Com mais de 600 milhões de usuários ativos todo mês, ele já é a segunda rede social mais popular no mundo todo.
No entanto, para que seu público se engaje, é fundamental que as fotos postadas tenham boa qualidade. Além disso, lembre-se de sempre utilizar hashtags, assim, suas postagens obterão maior visibilidade.
4. Promova pequenos eventos
Organizar pequenos eventos, que gerem maior aproximação entre você e os clientes, é uma oportunidade de ouro para o desenvolvimento do seu salão de beleza.
Por mais que a qualidade dos seus serviços seja o foco do seu negócio, promover um ambiente agradável e um relacionamento próximo dos clientes também ajuda a fidelizar a clientela. Não precisa ser nada muito pomposo: pequenos coquetéis já são suficientes para atingir esses objetivos.
5. Desenvolva parcerias
Crie possibilidades de parcerias para a promoção de eventos, para a divulgação conjunta e para venda casada. Mas, calma, não vá saindo atrás do primeiro parceiro que vir pela frente! Você precisa confiar no trabalho desenvolvido por ele, para, assim, acrescentar valor (e não prejudicar) a imagem do seu estabelecimento.
Por exemplo, fazer uma parceria com descontos ou benefícios para os frequentadores de uma academia de qualidade pode fazer com que seu estabelecimento seja mais reconhecido e venda mais.
6. Incentive as indicações
A divulgação boca a boca também é uma excelente tática de marketing para salões de beleza. Os clientes satisfeitos são os melhores divulgadores e vendedores de serviços! As pessoas dão muito valor para as indicações feitas por seus familiares e amigos, que já experimentaram determinado serviço e foram bem atendidos.
Por isso, crie ações que favoreçam as indicações do seu salão de beleza. Você poderá recompensar as indicações que se transformaram em vendas efetivas com brindes, descontos, amostras de produtos, um tratamento gratuito, etc.
7. Invista em sua fachada
Essa é uma ação fundamental para o marketing para salões de beleza!
De acordo com pesquisa, passamos cerca de 82% de nosso tempo na rua. Isso torna a chamada mídia exterior bastante efetiva, uma vez que ela permite que sua marca seja divulgada para seu público a qualquer momento, 24 horas por dia. O Sebrae aponta que empresas que investem na comunicação visual de seu estabelecimento podem gerar um aumento de até 40% em suas vendas.
Viu como o marketing para salões de beleza não é um bicho de sete cabeças? Com ações simples você pode aumentar significativamente os resultados e as vendas de seu estabelecimento.
Para outras dicas de como melhorar a gestão de seu salão de beleza, entre em contato com a Contri! Somos uma empresa especializada na contabilidade para salões de beleza, e podemos ajudá-los com as suas dúvidas.
Será um prazer falar com você.
Sucesso e até a próxima!