Gestão Do Tempo

Gestão do tempo: um dos maiores desafios para advogados!

 Entenda como otimizar seu tempo e obter resultados superiores para seu escritório de advocacia

São muitas tarefas que permeiam a vida de um advogado. Fóruns, clientes, petições, juizados, promotorias e muito mais! Com isso, o fator gestão do tempo de uma forma eficiente se torna um dos maiores desafios para estes profissionais.

Por isso, manter a organização do trabalho é muito importante, justamente para que você não se perca com tantas tarefas. Hoje aprenderemos a administrar melhor os prazos e aumentar a produtividade, maximizando os resultados!

Administre seu tempo

Seja qual for a área de atuação, tempo é dinheiro. Não importa o tamanho da sua equipe ou quantos estagiários estejam disponíveis para te ajudar, você ainda sente que o tempo falta e que mal consegue revisar os processos, elaborar peças jurídicas ou até mesmo cuidar pessoalmente dos casos de seus clientes.

Mas, afinal, como fazer uma gestão do tempo e de modo a otimizar todas as suas tarefas? Existem algumas dicas que podem salvar você!

  • Faça uma lista de tarefas: comece o dia listando todas as obrigações. Ao longo do dia, conforme for realizando cada uma delas, registre-as em um local adequado. É uma meta a ser atingida e também uma forma de manter suas prioridades;
  • Marque o tempo: Verifique quanto tempo é necessário para realizar cada tarefa. Esse é um bom indicador para avaliar sua produtividade ao longo do dia;
  • Concentre-se em uma tarefa por vez: tentar realizar muitas coisas ao mesmo tempo, como revisar processos em conjunto, diminui a qualidade do seu trabalho e, ao contrário do que se espera conseguir, aumenta o tempo gasto em cada atividade.
  • Delegar tarefas: nem tudo precisa ser resolvido por você. Aprenda a delegar tarefas quando elas não forem de enorme prioridade e não se esqueça de acompanhar e verificar se as mesmas foram concluídas com sucesso, para evitar o retrabalho.

A tecnologia é um aliado valioso

Anos atrás, filmes e séries nos fizeram sonhar com um futuro onde a tecnologia era extremamente avançada. Com isso, muitos julgavam impossível de se alcançar algo tão complexo como ter todos (ou quase todos) os serviços reunidos ao alcance das nossas mãos, a qualquer hora e em qualquer lugar. Hoje em dia, muito do que acompanhamos na ficção está presente em nossas rotinas, como o celular, por exemplo.

A implementação de equipamentos modernos em diferentes áreas de trabalho tem aumentado, trazendo benefícios inovadores, melhorando a gestão do tempo e aumentando a produtividade das empresas.

Médicos conseguem receber, através de ferramentas especializadas, diagnósticos eletrônicos de seus pacientes. Os guardas de trânsito utilizam softwares e conferem a situação das ruas em seus tablets. Com toda essa modernidade, é claro que os escritórios de advocacia não podiam ficar para trás.

O celular também se tornou o melhor amigo do advogado. Ele precisa estar sempre atento às solicitações de clientes e acompanhar o andamento dos processos. Assim, toda sua rotina administrativa e os processos do escritório ficam centralizados em soluções tecnológicas.

Um escritório que deseja se tornar mais ágil e competitivo usa a tecnologia como fator estratégico.

Software para advogados

Existem alguns softwares que podem ajudar a aumentar a produtividade e a rentabilidade de um escritório de advocacia:

  • Software jurídico: gerencia um escritório de advocacia como um negócio, gere a rotina jurídica e ainda faz a gestão administrativa;
  • Automação de andamentos e publicações: realiza o trabalho de consultar sites de variados tribunais, procurando atualizações de diferentes processos;
  • Backup e contingência: armazenar as informações do escritório em dispositivos que realizem as cópias dos dados diariamente, possibilitando recuperá-los em caso de imprevistos.

Todas essas tecnologias exigem suporte, documentação, manutenção e planejamento que podem fugir do conhecimento dos advogados, por isso, é importante que o escritório mantenha uma equipe preparada especificamente para trabalhar com esta tecnologia.

Com um bom monitoramento do tempo e o auxílio da tecnologia, é possível vencer este, que é um dos principais desafios do dia a dia de um escritório de advocacia – a Gestão do Tempo. Ter uma boa gestão de cada  processo estratégico e operacional é a chave para aumentar sua produtividade!

Se você é um advogado autônomo, não pode deixar de conferir estas dicas que preparamos para você!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *