Dedique-se ao cardápio: a relação entre o produto e o retorno do cliente
Criatividade na exposição de pratos faz diferença em seu restaurante, sabia disso?
O cardápio é o cartão de visita de seu restaurante. É com ele que o seu cliente vai definir o que ele vai consumir, ele é a sua vitrine, a primeira figura de contato com sua comida. Por isso, deve ser bem analisado e elaborado, ser claro, prático e atraente.
Consequentemente, um restaurante de sucesso precisa de um empenho extremo ao seu cardápio. Busque trabalhar com pratos com boa saída e utilizar ingredientes frescos e produtos da estação. É um modo de tornar os pratos saborosos, ao mesmo tempo em que você consegue preços confortáveis e rentáveis para o restaurante.
Por isso, é bom deixar seu chef de cozinha orientado com o que está acontecendo no mundo da gastronomia.
Ofereça pratos que combinam com a proposta do restaurante
Qual a primeira coisa que vem à sua mente na hora de criar o cardápio do seu restaurante? Atender a proposta que você oferece ao seu cliente na hora de anunciar seu serviço, certo? Para isso, é preciso contar com pratos que se adaptem ao estilo de culinária que você pretende oferecer naquele estabelecimento.
Se o seu foco é comida italiana, não se esqueça de valorizar as massas e carnes tradicionais dessa culinária. Se for brasileiro, é preciso escolher qual a região que você vai privilegiar: a culinária mineira, baiana, carioca, gaúcha ou de outro estado. Lembre-se de que quanto mais o seu cardápio atender à proposta da casa, mais ele será útil para agradar a clientela.
Invista em diversificação
Quer aumentar as vendas do seu restaurante por meio do cardápio? Diversifique o menu para atender grupos especiais, como alérgicos, intolerantes à lactose, vegetarianos, veganos e os amantes do estilo de vida fitness.
Dedique uma categoria no cardápio voltada para cada um deles:
- Veganos: comidas sem adição de nenhum tipo de produto de origem animal;
- Vegetarianos: é permitido utilizar ingredientes que não incluem o abate do animal, como o leite e o ovo não galado;
- Intolerantes à lactose: produtos sem leite ou com suplementação de lactose;
- Glúten free: tanto os celíacos quantos os amantes da alimentação saudável amarão essa seção no cardápio;
- Alérgicos: contemple as principais alergias, como ovo, frutos do mar, trigo e castanhas.
Valorize a apresentação constantemente
A exposição do cardápio sempre faz muita diferença na hora de conquistar o cliente. Por isso, trabalhar com um design moderno, mas que respeite o estilo do seu estabelecimento pode ser um dos diferenciais do restaurante.
Saiba escolher as cores, o formato e até a fonte que vai usar no cardápio:
- Quanto mais organizado e elegante ele parecer, melhor será a impressão que o cliente terá do estabelecimento.
Coloque fotos dos pratos
Você sabia que colocar fotos que estampam os pratos descritos pode aumentar em até 50% o poder de venda de cada um? Faça fotos bonitas, que deixem os pratos mais chamativos.
Não pegue fotos da internet, nem faça fotos amadoras. Existem profissionais especializados para esse tipo de serviço, que sabem realçar o brilho, a textura e as cores dos alimentos. Isso mesmo: fotógrafos de comida!
Apenas tome cuidado para que os pratos servidos sejam tão bonitos quanto os das fotos. São inúmeros os casos de clientes que saem insatisfeitos dos restaurantes por causa das expectativas causadas por fotos enganadoras.
Use a tecnologia a seu favor
Os cardápios eletrônicos estão entre as sensações do momento nos empreendimentos alimentícios. Práticos, elegantes e modernos, esses cardápios facilitam o atendimento ao cliente, minimizando os erros nos pedidos e acelerando a entrega dos pratos.
Além disso, os cardápios eletrônicos são ótimas opções para se desenvolver um design moderno e apresentar melhor os seus pratos. É possível usar imagens e cores que destacam os produtos oferecidos por você, atraindo ainda mais a atenção do cliente. Lembre-se de que quem trabalha com cardápios eletrônicos, sem sombra de dúvidas, conta com um grande diferencial no seu restaurante.
Coloque preços razoáveis no seu cardápio
Não adianta você fazer um cardápio para ser um dos grandes diferenciais do restaurante, se os preços que você trabalha não adequam ao tipo de serviço prestado pela casa. Saiba identificar o seu público fiel e trabalhar com valores que não abalam a clientela, mas que também não lhe ofereçam dano. Não se esqueça de que parte do contentamento do cliente é uma consequência do preço que ele aceita pagar por seu serviço.
Transformar o cardápio na estrela do seu restaurante não é difícil. Basta um pouquinho de inventividade e atenção na elaboração dos seus pratos e, claro, na apresentação gráfica das opções para os clientes, para que você tenha êxito na hora de agradá-los.
Sendo assim, não basta inovar apenas uma vez, é preciso evoluir em seu restaurante de forma constante para aguçar e manter a expectativa do cliente.
Confira dicas para aprimorar a equipe do seu restaurante e obter os melhores resultados.
Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato já! Será um prazer conversar com você.
Sucesso e até breve.