Como abrir uma advocacia

Como abrir uma advocacia

Para abrir o próprio escritório de advocacia ou para atuar como contratado ou autônomo, é necessário que os profissionais tenham sido aprovados no exame da Ordem e estejam devidamente regularizados pela OAB. A grande maioria dos advogados atua no mercado como profissionais autônomos, pois não sabem que existem muitas vantagens em abrir uma advocacia, ou seja, uma empresa em sociedade de advogados.

Para que o negócio seja prospero, é importante que tenha um planejamento onde seja traçada uma estratégia operacional e resultados financeiros, estudando todas as possibilidades de negócio possíveis. Além do planejamento, outros dois pontos são importantes: investimento e financiamento.

Neste plano de negócios, de como abrir uma advocacia, devem estar incluídos alguns itens, tais como, localização do escritório, quantidade de colaboradores, como será feita a prestação de serviços, área de atuação, táticas de prospecção e divulgação, conhecer a concorrência e como mostrar diferenciais. Tendo este relatório em mãos, o advogado conseguirá ter noção da efetividade do seu negócio. A partir disto, entra a questão do investimento.

Com o plano de negócios alinhado, é possível ter uma noção mediana do quanto será preciso investir para abrir uma advocacia. Se de início o advogado estiver com pouco capital, é possível encontrar alternativas, por exemplo, aluguel compartilhado de salas com outros advogados autônomos ou se tiver a intenção de comprar um mobiliário, existem escritórios usados, com custo bem acessível.

Como é de se esperar há muitos custos iniciais ao abrir uma advocacia, contudo além destes gastos para abrir uma advocacia, há também os custos para mantê-la em funcionamento. É exatamente esta parte do processo que causa insegurança nos advogados, porém não é preciso desespero. Caso o advogado não obtenha um dinheiro guardado, será necessário optar por fazer um financiamento. Bancos e instituições financiadoras possuem crédito a juros baixos, que certamente ajudarão o advogado a abrir uma advocacia. Nesta fase é importante contar com ajuda de um profissional experiente e/ou empresa se assessoria que especializada, que auxiliará o advogado nas tomadas de decisões.

Veja também

Contabilidade

Contabilidade para Advocacia

Assessoria

imagem-fiscaladvocacia

Quer abrir seu próprio negócio?

Preencha os campos abaixo e
receba um orçamento