Como abrir um restaurante
Abrir um restaurante é um investimento que, se bem programado, pode dar muito certo. Primeiramente é necessário um bom planejamento de “como abrir um restaurante”. Para dar início a este empreendimento é preciso analisar o que será importante para seus clientes, o que irá oferecer para eles, pensar também nos preços, que a princípio precisam ser acessíveis, além de muitos outros detalhes.
É bastante comum um empreendedor de primeira viagem abrir um restaurante sem explorar o ramo. Portanto, neste caso, para que tudo vá bem, o melhor a fazer é ter um sócio com experiência neste tipo de negócio ou então contratar alguém com experiência para desenvolver o projeto. Uma opção também é abrir uma franquia, pois o franqueado receberá o devido suporte.
Feito o planejamento inicial de como abrir um restaurante, o segundo passo para se ter sucesso neste ramo tão concorrido é decidir qual será o tipo de restaurante. A temática que ele será envolvido, o tipo de culinária que irá servir.
Pode ser um restaurante executivo – com maior movimento na hora do almoço ou um mais casual, que também oferece um cardápio para o jantar. Outro aspecto importante é saber qual será o seu público alvo, pois a comida servida, por exemplo, aos idosos é diferente do que pessoas mais jovens apreciam e isso precisa ser observado na hora de montar o menu do restaurante.
O próximo passo é a escolha do local, ou seja, região onde será inaugurado o restaurante. Neste ponto precisa ser analisado ao lado do que o empresário pretende abrir um restaurante – colégio, empresa, comércio, pois dependendo do movimento que estes possuem isto implica diretamente na disponibilidade de espaço (mesas e cadeiras) que irá comportar o público. Escolhido o local, é necessário providenciar o alvará de funcionamento. Um erro bastante cometido pelos novos empreendedores é gostar do local e não averiguar com a Prefeitura, se é permitido abrir um restaurante lá.
Para que não restem dúvidas de que se está no caminho certo para abrir um restaurante, é importante contar com os serviços de uma consultoria especializada e verificar o que a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) fala sobre o assunto.