SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA

O QUE É SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA?

O nome é bastante controverso, já que a sociedade unipessoal de advocacia sugere que, ao mesmo tempo que estamos falando de uma sociedade advocatícia, não existem sócios.

Sim, na prática é uma sociedade sem sócios.

Entusiastas e alunos, cada vez mais, se interessam pelo assunto, que vem ganhando força nos últimos anos e mudando a realidade de muitos escritórios de advocacia pelo país.

Mas, por quê?

A sociedade unipessoal de advocacia é ideal para você, advogado, que não deseja trabalhar com outros profissionais da área. Se encontra dificuldades para encontrar sócios, essa modalidade também é indicada!

Mas, será que não existem desvantagens? E quais vantagens existem?

Vamos conhecer mais sobre a sociedade unipessoal de advocacia!

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA

Encontrar o sócio ideal ou alguém cujos ideais estejam alinhados com os seus não é uma tarefa nada fácil. Pensando nisso, é fácil identificar uma grande vantagem dentro da sociedade unipessoal de advocacia: você pode trabalhar sozinho.

Antes, os formandos em Direito precisavam, obrigatoriamente, encontrar um sócio para poder formar seu próprio escritório. E, conhecendo o mundo advocatício, você bem sabe que uma das maiores realizações profissionais de um advogado é ter o seu próprio escritório jurídico, correto?

Com isso, podemos citar que o advogado que opta pela sociedade unipessoal de advocacia usufrui dos seguintes benefícios:

Autonomia para o trabalho, visto que não há sócios e existem menos limitações;

Tributação menor.

E, não se engane! Essas duas vantagens são um grande diferencial para um profissional de direito, que quando trabalha como Pessoa Física, precisa arcar com altas taxas de impostos.

Se você ainda está iniciando no ramo ou busca se informar sobre o assunto, saiba que um advogado Pessoa Física precisa pagar entre 7,5% e 27,5% de IRPF (Imposto de Renda).

Mas como fica a situação quando o advogado opta pela sociedade unipessoal?

Nesse caso, a tributação é reduzida de forma considerável. Isso porque o advogado estará trabalhando como PJ e poderá ter o seu escritório enquadrado no Simples Nacional. As taxas variam entre 4,5% e 16,85%.

Apesar de parecer pouco, o advogado que trabalha como Pessoa Física sabe o quão alta é a carga tributária que recai sobre o seu trabalho.

Se você não possui qualquer ideia dos números, saiba que o advogado PF paga de 7,5% a 27,5% de Imposto de Renda.

Através da sociedade unipessoal de advocacia, o advogado pode enquadrar seu escritório no Simples Nacional e, com isso, pagar de 4,5% a 16,85%.

Agora, imagine como o dinheiro que é poupado com essa mudança pode fazer a diferença dentro do escritório!

Contudo, você pode ter em mente que a tributação reduzida aumenta a lucratividade do negócio. E está certo! Mas, não se engane, pois os lucros não são os mesmos de uma sociedade convencional.

E aí começam as desvantagens da sociedade unipessoal de advocacia.

AS DESVANTAGENS

A falta de capacidade e pessoal para receber e cuidar de vários casos simultâneos refletirá na lucratividade do negócio. É preciso compreender o próprio limite, prezando sempre pela qualidade dos trabalhos realizados.

Não adianta pegar todo caso que aparecer à sua porta e não entregar um serviço realmente excelente para eles. Portanto, esteja bem atento a isso!

O advogado também possui uma outra limitação: integrar outra sociedade de advogados, seja esta unipessoal ou não na mesma área territorial do Conselho Seccional é estritamente proibido.

Entretanto, essas limitações podem ser consideradas como meros detalhes, caso o advogado que deseja constituir uma sociedade unipessoal de advocacia queira usufruir dos benefícios proporcionados por esse modelo de trabalho.

O mais recomendado é que você, como advogado, conheça as próprias limitações e habilidades, entenda o que é melhor para a realidade do seu negócio e siga buscando alcançar os seus objetivos.

Se você ainda possui alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a Contri!

Antes de ir, confira dicas de como captar mais clientes de forma completamente ética!

Sucesso e até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *