Engrenagem Que Faz Um Restaurante Funcionar

Por trás da fachada: a engrenagem que faz um restaurante funcionar!

Qual o valor de uma equipe bem treinada para o seu restaurante?

Já pensou sobre o quão indispensável um funcionário capacitado é?

Ter uma equipe treinada com capacidade continua sendo um dos principais motivos do sucesso para um restaurante de alto desempenho. São as pessoas que estão por trás de todos os métodos de uma organização; são elas que fazem o estudo dos públicos, as táticas de marketing, os estudos de dados, adequações de produtos e muitos mais.

Por mais eficiente que a tecnologia presente seja, ainda são as pessoas que manipulam as máquinas. Por isso, treinamentos e capacitações contínuas são de extrema importância em todas as áreas, principalmente para restaurantes.

Integração da equipe para encantar os clientes

A perfeição no atendimento ao cliente é primordial para qualquer empresa prosperar e se manter no mercado. Por isso, a capacitação deve estar sempre orientada para que os funcionários tenham uma ótima relação com os usuários do produto ou serviço que você oferece.

Uma equipe treinada para seu restaurante

O treinamento e capacitação de funcionários, além de espelhar na expansão do negócio, colaboram para o incentivo de cada membro, funcionando também como um dispositivo para conquistar os melhores resultados. Confira mais algumas vantagens gerais que essa medida pode trazer ao seu negócio:

  • Maximização de recursos;
  • Clima organizacional favorável ao desempenho das funções;
  • Funcionários mais leais à empresa;
  • Diminuição na rotatividade de pessoal;
  • Entrosamento entre os funcionários;
  • Elevação na competitividade da empresa;
  • Aumento na produtividade.

Abrir um restaurante pode ser uma boa ideia para quem quer constituir um negócio. Entretanto, além do charme envolvido, supervisionar um restaurante apresenta inúmeros desafios: para satisfazer e fidelizar o cliente não basta apenas um bom prato. A experiência positiva do consumidor inclui a recepção, o ambiente, o atendimento, a limpeza e outras variáveis que ocorrem após a refeição.

Gestão é o segredo de qualquer bom restaurante

Para ter a cozinha eficiente, o cardápio criativo, o bom atendimento e a limpeza apropriada, há uma equipe se esforçando diariamente. São os garçons, os cozinheiros, os fornecedores, o caixa, todos trabalhando para anotar os pedidos e deixar os clientes realizados. E por trás deles, um bom gerente.

Porque uma boa gestão é o que determina os rumos de um negócio:

  • Gerenciamento de estoque
  • A manutenção de um bom fluxo de caixa
  • O cuidado com os prazos, os fornecedores.

Portanto, um bom sistema de gestão é essencial para o desempenho favorável do negócio. Investir tempo no estudo das informações obtidas através dele e poder dispor com um sistema de retaguarda ágil e eficaz pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Contabilidade para restaurantes

Calcule os gastos de alimento e mão de obra

A maneira de fazer esse cálculo depende do tipo de restaurante. Por exemplo, o tipo à la carte costuma consumir mais comida do que um local com pratos prontos no cardápio ou a quilo. Aponte tudo o que comprar dos fornecedores, tudo o que vende e quanto há de desperdício.

Quanto à mão de obra, também dependerá da forma de contratação. Há restaurantes que pagam por hora, outros que oferecem remuneração por dia de trabalho, dentre outras formas. Você só saberá quanto gasta com a folha de pagamento se tiver tudo isso documentado. Normalmente, o custo com funcionários e outros encargos representa 25% de todo o gasto semanal com essa área.

Fique atento aos custos básicos de seu restaurante

Você deseja ampliar o seu restaurante e maximizar os lucros, não é? Então, o ideal é que a despesa com mão de obra e alimentos fique em torno de 60 a 65%. As despesas com esses dois itens cria uma linha bastante tênue e, por isso, precisa de uma administração rigorosa para mantê-los dentro dessa margem.

Os custos com comida e mão de obra devem estar sempre em equilíbrio:

  • Se um estiver muito elevado, o outro precisa estar num percentual mais baixo.

Tenha um livro caixa

Anote tudo! Esse é o grande segredo de uma contabilidade exemplar e boa administração financeira. Ter um livro-caixa é fundamental para qualquer estabelecimento. Afinal de contas, é nele que você colocará todas as entradas e saídas do seu negócio.

Tenha todo o gasto com fornecedores, serviços de entrega, pagamentos de contas e todas as outras entradas diárias devidamente registradas.

Decoração de Restaurantes

Para um restaurante conquistar seus clientes, ele precisa ir além de proporcionar um cardápio excelente e uma comida de qualidade.

O velho ditado já diz que a primeira impressão é a que vale, principalmente porque as pessoas tendem a encontrar semelhanças entre um restaurante e outro. O poder de atração do estabelecimento começa muito antes do consumidor sentar-se à mesa, sendo que a decoração do restaurante é um dos pontos fundamentais para chamar a atenção das pessoas.

Comece pelas cores

Se o estilo do seu restaurante já foi escolhido, defina as cores que estarão nas paredes. Cada cor influencia nossa mente de uma forma diferente. Opte por cores quentes, pois elas despertam sensações de animação e agitação, inclusive a fome. Repare nas cores das maiores redes de fast food do mundo.

Você certamente encontrará combinações de:

  • Vermelho
  • Amarelo
  • Laranja
  • Branco

Enquanto cores frias não representam um problema, elas não costumam ser as mais recomendadas para qualquer tipo de estabelecimento. Se você procura criar um ambiente tranquilo e luxuoso, tons de azul, branco e dourado podem combinar bem.

Entregue valor!

Uma dica que vale para todo tipo de negócio. Entregar valor para o cliente significa surpreendê-lo. Agradá-lo! Lembre-se que o consumidor deve ser servido e, para isso, vale tudo. Toda regalia possível (desde que não cause prejuízo) trabalha na fidelização de um cliente. E um consumidor fidelizado retorna sempre e traz conhecidos.

Gostou das nossas dicas para garantir mais sucesso?

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Até logo.

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