Organizar Um Salão De Beleza

Passo a passo de como organizar um salão de beleza

Você sabia que organizar um salão de beleza trará benefícios reais para o seu negócio?

Apesar da crise econômica na qual o país se encontra e de diversos setores estarem em queda, o mercado da beleza encontrou uma brecha para respirar em meio a todo esse cenário financeiro negativo. Esse ano, o setor sofreu uma pequena baixa, mas ainda assim, a expectativa é de crescimento até 2020.

Portanto, mesmo em meio à crise, esse é um nicho em que vale a pena investir, especialmente se você criar um diferencial e conseguir se destacar da concorrência.

Por isso, é imprescindível organizar o seu empreendimento da forma mais eficaz possível, especialmente quando o assunto é o setor financeiro. Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso e ter melhores resultados.

Como organizar um salão de beleza?

1. Tenha um planejamento

Planejar é a primeira coisa que precisamos fazer para alcançar um objetivo. É necessário traçar metas de curto, médio e longo prazo, e definir quais os caminhos necessários para alcançá-las.

Pense em cada setor necessário para o crescimento do seu salão. Por exemplo, é preciso pensar na satisfação dos funcionários dentro do local de trabalho, no bom atendimento ao cliente, em como será a estratégia de marketing, quais as promoções que serão oferecidas, dentre outras questões importantes.

Fique, também, de olho nas tendências do mercado que, no caso da estética, sempre tem uma novidade chegando. Investir no aperfeiçoamento de funcionários com cursos e contratar profissionais qualificados é uma das chaves para o sucesso.

2. Faça a gestão financeira

Da mesma forma que você precisa ter um controle dos seus gastos pessoais, o mesmo precisa acontecer com o dinheiro que circula no seu salão de beleza. É necessário estar sempre ciente de tudo o que entra e de tudo o que sai, e onde cada centavo é gasto. Muitos dados precisam ser analisados minuciosamente para obter informações valiosas.

Essa gestão é essencial para o sucesso do seu negócio. Por exemplo, saber quantas pessoas você atende por dia e quais os procedimentos realizados ajuda a precificá-los e a saber o momento certo de reduzir ou aumentar o valor de cada um.

Caso você não tenha um bom conhecimento sobre o assunto, contratar um escritório de contabilidade pode ser a melhor solução. Dessa forma, você evita dores de cabeça, perdas de tempo e problemas com a justiça por conta de tributos não pagos ou direitos trabalhistas.

Outro ponto importante sobre como organizar um salão de beleza é nunca misturar as suas finanças pessoais com a do seu negócio.

3. Melhore os processos

A melhoria dos procedimentos realizados no seu salão é essencial para aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros do negócio.

Por exemplo, descubra quanto tempo é gasto em cada procedimento, como corte de cabelo, pintura e outros que o seu estabelecimento oferece. Essa é uma informação muito importante para evitar o tempo de espera entre um cliente e outro e, assim, poder oferecer um atendimento melhor do que os concorrentes.

Outro ponto essencial sobre como organizar um salão de beleza e que ajuda a aumentar a produtividade é a disposição do espaço físico. Separe uma posição adequada para cada item do salão de forma que cada profissional use o seu próprio secador, por exemplo, e, assim, diversos problemas são evitados.

4. Faça a gestão de funcionários

Assim como as finanças, os funcionários também precisam de uma boa gestão. Mantê-los sempre motivados é o seu papel, e isso reflete em um atendimento de maior qualidade e mais sucesso para o seu negócio.

Invista em cursos de especialização, faça reuniões mensais, nas quais os colaboradores tenham a liberdade de dar novas ideias e de fazer críticas construtivas sobre como organizar um salão de beleza. Deixar que eles participem mais da gestão e de algumas decisões ajuda tanto na motivação quanto no crescimento do negócio.

Que tal conferir dicas para organizar melhor o seu salão de beleza?

Você tem mais dicas de como organizar um salão de beleza? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Contri!

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *