Ambiente De Um Restaurante

O ambiente de um restaurante deve ser uma extensão da casa do cliente!

Como fazer com que seus clientes se sintam em casa em seu restaurante?

A frase mais adorada por aqueles clientes que sempre frequentam seu restaurante predileto é: “Vai querer o de sempre?”

Ela sempre aparece quando o garçom reconhece seu tradicional consumidor e sabe das suas preferências.

Não é novidade que o atendimento faz muita diferença e pode ser até mais significativo que o preço na “balança de decisão” do consumidor. Agora, o tratamento personalizado também é cada vez mais esperado.

Hoje em dia, existem algumas ferramentas que permitem a identificação do cliente frequente e a oferta de produtos conforme seu caráter e seu interesse. A ideia é reter e fidelizar os fregueses ao customizar o atendimento do seu restaurante.

Quem é o seu cliente?

Para zelar pelo seu cliente, é preciso identificar o seu perfil, coletando informações. Oferecendo formas simples de cadastro no seu site, como um formulário de nome e e-mail, você abre um canal de diálogo e ainda consegue começar a monitorar o comportamento de navegação de cada cliente.

Um forma simples de realizar o cadastro é o social login, no qual o cliente se identifica com sua rede social favorita. Nesse caso, podemos obter dados demográficos e sociais sem intimar que as pessoas preencham longos formulários.

Para levantar mais dados, a melhor forma é perguntar ao próprio cliente, explicando de forma bem confiável o propósito das questões e de que forma as informações serão utilizadas. Mas é interessante se ter em mente que as perguntas não devem ser muito invasivas a ponto de afastar as pessoas.

Destrua barreiras de comunicação

Crie canais para que o seu cliente possa demonstrar opinião sobre a qualidade do seu atendimento. Desta forma, ele sentirá que tem liberdade de expressão e você será bem visto por ter mostrado a vontade de ouvi-lo.

Lembre-se que as notícias se disseminam muito mais rápido na internet. Portanto, é melhor que seus clientes encontrem um canal de fácil acesso para expressar uma insatisfação. Isso previne que o cliente busque outros meios como o Procon, Reclame Aqui ou qualquer outro canal sobre o qual você não tem controle.

Por meio de atitudes, faça com que seu funcionário compreenda que o cliente está sempre em primeiro lugar. Aplicando essa filosofia em cada tomada de decisão ocorrida em seu restaurante e, assim, sua teoria não será apenas imposta, mas vivida na prática.

Quais são as vontades do cliente?

Um gerente precavido não começa seu restaurante sem um bom planejamento, porém, supomos que você já deve saber quem é o seu público alvo, quais são seus interesses, dores e hábitos. Com esse conhecimento, também é possível conhecer suas vontades e corresponder às suas expectativas de forma ágil.

Ser atendido de imediato

Não há nada mais detestável que chegar a um restaurante, escolher o seu prato e ficar procurando um garçom para ser atendido. Não cometa essa falha em seu restaurante! Tenha um número de funcionários apropriado à demanda do seu estabelecimento para que ninguém fique sobrecarregado, não haja tantos erros na anotação do pedido e você não perca o seu público por errar na velocidade do atendimento ao cliente.

Ser atendido com gentileza

Não basta ter uma equipe rápida e com vasto conhecimento de seu cardápio. É indispensável também que todos os envolvidos no atendimento sejam absolutamente cordiais, afinal, quem não gosta de ser atendido com gentileza?

Nesse caso, um treinamento apropriado pode ajudar. Que tal definir alguns padrões de atendimento? Diga ao seu atendente o que dizer, como dizer e o motivo pelo qual isso é importante. Deixe sempre tudo muito claro na hora de passar instruções. É preciso garantir que haja transparência e que sua equipe compreenda exatamente o que deve ser feito.

Receber atenção na recepção e saída do restaurante

Abandonar o cliente após o pagamento é um comportamento comum em restaurantes. Por isso, avise seus funcionários sobre a importância de oferecer um atendimento completo ao cliente, desde a entrada até a saída do restaurante.

Uma forma de fazer isso é ter um hostess à porta de seu estabelecimento, a fim de receber e despedir-se apropriadamente de seu cliente. Esse fator é importante para encerrar com chave de ouro a experiência maravilhosa que você proporcionou durante a refeição.

Por fim, deixar seu cliente fascinado é algo maravilhoso, embora seja a coisa mais difícil que você pode fazer por ele. Isso significa que não é apenas cumprir com o esperado, mas surpreendê-lo a ponto de fazê-lo dialogar sobre a experiência e tornar-se fã do que você apresenta em seu restaurante.

Para encantar o cliente, seu produto, ambiente, preço e colaboradores devem estar totalmente igualados. Descubra o que agrada seu cliente e coloque uma pitada disso em cada particularidade dos processos de seu restaurante. Após isso, é só aguardar o sucesso.

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