Gestão De Restaurantes

Gestão de restaurantes: aprenda a motivar seus funcionários!

A gestão de restaurantes vai muito além do que você imagina, e está diretamente relacionada ao seu pessoal. Vamos conhecer mais e garantir que você não esteja cometendo erros que podem ser fatais para o seu negócio?

Os garçons, cozinheiros e gerentes contratados por um restaurante são muito mais do que empregados. Eles são o coração do estabelecimento, que o faz manter-se funcionando. E como tal, são eles que cuidarão do seu negócio na maior parte do tempo, impulsionando-o ou levando-o à falência.

Isto significa que funcionários felizes e motivados podem atrair clientes e fazer do restaurante uma referência na comunidade em que está estabelecido. Para que isso ocorra, a gestão de restaurantes focada no capital humano é fundamental.

Por que é fundamental ter uma gestão de restaurantes voltada ao capital humano?

  • Uma pesquisa apontou que funcionários mais felizes e motivados produzem 12% a mais, já aqueles que se sentem insatisfeitos geram gastos com demissão, que podem chegar a  R$ 900 bilhões de reais por ano.
  • Funcionários motivados são funcionários retidos, isto é, investindo na motivação de seu capital humano, você reduz seu índice de rotatividade de pessoal, o que impactará diretamente na lucratividade do seu restaurante: pesquisas mostram que o gasto com a perda de um talento pode custar à empresa até 213% do valor de seu salário.
  • Quando a gestão de restaurantes mantém seus funcionários motivados, isso transparece na qualidade do atendimento ao cliente – e isso pode fazer uma enorme diferença nos resultados de seus estabelecimento. Por exemplo, você sabia que cerca de 65% dos participantes de uma pesquisa afirmaram que abandonaram uma empresa após um atendimento ao cliente ruim? Se seus funcionários estiverem engajados, isso se refletirá na qualidade do atendimento prestado, permitindo que seu restaurante não faça parte dessa estatística negativa.

Dicas para motivar seus funcionários

1. Garanta que os novos empregados se sintam bem-recebidos

Começar em um novo emprego nem sempre é fácil, por isso auxiliar na integração dos novos trabalhadores com aqueles mais experientes pode ser uma forma de fazer com que os ingressantes se sintam mais confiantes e motivados ao iniciarem seu trabalho no restaurante.

2. Seja justo com a equipe

Para a realização de uma boa gestão de restaurantes, que seja motivadora para os colaboradores, é necessário evitar favoritismos, e inconsistências, pois esses são fatores que desmotivam os funcionários e você já sabe, trabalhadores sem motivação podem ser sinônimo de prejuízo para o seu negócio. Então, procure tratar a todos respeitosamente e da mesma forma.

3. Ofereça benefícios

Uma das formas de manter os profissionais motivados é oferecer-lhes algum benefício, fazendo com que se sintam efetivamente valorizados. Dependendo do perfil do restaurante, oferecer ao profissional um curso de inglês pode ser uma forma de ele ver que o estabelecimento aposta em seu talento e de profissionalizar ainda mais seu atendimento e a gestão de restaurantes.

Além disso, cursos de culinária, de atendimento e outros benefícios como desconto em farmácias ou outros segmentos servem de estímulo para que o profissional tenha vontade de permanecer na empresa, o que também resolve um outro problema, que é a rotatividade de colaboradores.

4. Forneça feedback

A falta de feedback pode dobrar a probabilidade de o colaborador não demonstrar engajamento ou motivação com a sua empresa. Ainda, uma pesquisa apontou que 98% dos colaboradores não se sentem motivados quando não recebem feedback.

Dessa forma, o feedback é essencial para nortear as ações e os comportamentos de cada colaborador. Por meio dele, os funcionários saberão exatamente o que você espera deles, o que estão fazendo que está gerando bom resultado e o que precisam ajustar em sua forma de trabalho.

5. Ouça o que seus funcionários têm a dizer

Essa é uma ação bastante simples e efetiva. Cerca de 80% dos participantes de um estudo afirmaram ser fundamental para sua satisfação e motivação que seu líder ouça respeitosamente suas ideias.

6. Faça pesquisas de clima

Uma das melhores formas de saber como anda o engajamento de seus funcionários e entender quais são os fatores que os motivam ou desmotivam é aplicando uma pesquisa de clima. Nessa pesquisas, de forma anônima, os funcionários poderão expressar suas ideias, insatisfações e anseios. A partir desse feedback, seu restaurante poderá realizar melhorias que impactem positivamente na motivação dos colaboradores.

Precisa de ajuda para garantir que todos os processos relacionados à gestão de restaurantes estejam dentro dos conformes, incluindo a contabilidade e outras questões financeiras? Entre em contato com a Contri!

Sucesso e até breve!

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